Nossa Escola

CESC – Centro Educacional Sandra Cavalcante, é uma homenagem  à Professora Sandra Maria Cavalcante, conhecida na área de educação pelo nome de Sandra Cavalcante, nasceu na cidade de Manaus no dia 20 de novembro de 1951. Com a idade de 06 anos (seis) anos, seus pais a matricularam no Colégio Nossa Senhora dos Remédios, onde iniciou seus estudos. Formou-se no Magistério no ano de 1975 no I.E.A. – Instituto de Educação do Amazonas e em 24/09/1992 pela U.A. – Universidade do Amazonas na área de Pedagogia. Exerceu diversas funções na área de educação  como : Professora, Diretora de Escolas e Diretora de Unidade, hoje a mesma está aposentada.
            O CESC – Centro Educacional Sandra Cavalcante é uma Entidade Educacional Particular de Ensino, criada 15/07/1994 e fundada em 20/11/1994. Tem como preocupação básica oferecer à comunidade amazonense educação de qualidade, a formação de hábitos, atitudes e habilidades significativas ao desenvolvimento da potencialidade da criança, proporcionando maiores oportunidades para seu próprio desenvolvimento, através de um processo educativo voltado para uma dinâmica de trabalho. Para isso conta com um experiente quadro de profissionais e instalações adequadas e moderna educação de ensino.

Sua organização interna reger-se-á pelo Regimento Escolar.

 

Filosofia Institucional

VISÃO

Fazer do CESC – Centro Educacional Sandra Cavalcante um centro de qualidade que sirva de referência para a educação na cidade de Manaus

 MISSÃO 

O CESC – Centro Educacional Sandra Cavalcante tem como missão institucional a valorização do ser humano enquanto   indivíduo  e profissional, a formação de cidadãos para a construção de uma sociedade melhor. A base de nossa missão institucional é:


EXCELÊNCIA      -           RESPEITO       -           RESPONSABILIDADE

Excelência – ter excelência significa ser o melhor na atuação da prática educacional, tendo como base  a visão ampla da formação dos indivíduos por nós orientados.

Respeito – ter respeito significa oferecer a comunidade escolar  um ensino de qualidade, respeitando a confiança depositada na Escola e seus princípios.

Responsabilidade – ter responsabilidade significa fazer a reflexão e avaliação permanente dos processos de ensino-aprendizagem, com a preocupação de oferecer o melhor nas diversas atividades propostas, onde inclui-se assiduidade, organização e compromisso.

 

Fundamentos

 

Fundamentos Ético-politicos

O Centro Educacional Sandra Cavalcante  acredita que a Escola deva dimensionar cada vez mais sua função, que não se pode reduzir nosso papel apenas à responsabilidade do desenvolvimento das  habilidades cognitivas do aluno, mas sim partir do pressuposto de que o aluno é um ser social e, como ser social, ele deve está preparado para viver  numa sociedade que caracteriza-se pela democracia e pluralismo de idéias. Partindo do exposto, caberá à escola oferecer instrumentos de reflexão e situações ao aluno para que ele decida qual o melhor caminho a ser tomado e que suas atitudes  sejam  pautadas em ideais éticos. É importante destacar que democracia não se ensina, aprende-se ou não a viver democraticamente e é justamente no exercício da democracia, na liberdade de escolha, na compreensão dos limites de sua liberdade, na tomada de decisões, nas atitudes de iniciativa, no respeito ao direito alheio que estamos formando agentes sociais capazes de contribuir para a transformação de uma sociedade mais humana e justa. O trabalho do Centro Educacional Sandra Cavalcante terá como alicerces os seguintes valores : integridade, autonomia, criticidade e criatividade.

Integridade – entende-se por “ser íntegro” um ser completo, que tenha senso de justiça, responsabilidade, coerência em suas atitudes, que saiba respeitar a si e ao próximo, elementos fundamentais numa sociedade democrática e na atuação em busca de um mundo mais justo e melhor. Acreditamos que estaremos contribuindo na formação de cidadãos íntegros quando oferece condições para que o aluno exercite a iniciativa, a responsabilidade, esta última decorrente da tomada de decisões, quando incentiva o trabalho em grupo, tipo de trabalho  que favorece o cooperar, o partilhar e o respeito mútuo.

Autonomia – indivíduos autônomos são aqueles capazes de se auto-governar, que pensam por si mesmo, que tem liberdade e independência moral e intelectual.
São sujeitos que desenvolvem  os próprios  conceitos   sobre o tipo de indivíduos  que querem ser  e de como gostariam que fosse o mundo. O Centro Educacional Sandra Cavalcante   contribui na formação de  cidadãos autônomos quando oferece aos seus alunos condições que possibilitem a liberdade  de expressão, o pensar pó si mesmo, o formular e reformular idéias. É também no exercício da iniciativa e da liberdade de escolha que se desenvolve a autonomia.

Criticidade – O Centro Educacional Sandra Cavalcante acredita  que está formando agentes sociais, capazes de contribuir na transformação de uma sociedade mais humana, quando oferece aos seus alunos instrumentos apropriados  e a criticidade é um instrumento fundamental. Nossos alunos são incentivados a questionar, a avaliar, a fundamentar suas respostas, a formular seus próprios juízos, enfim, sujeitos ativos nas relações interpessoais.

Criatividade – a sociedade atual solicita cada vez mais indivíduos criativos, que saibam usar a sua capacidade no sentido mais amplo da palavra, na formulação de idéias e na resolução de problemas. O CESC acredita que possibilita a formação de cidadãos, criativos quando oferece um ensino que permite a liberdade de expressão , que estimula o pensar e o buscar soluções nas mais diversas situações.

 

Fundamentos Epistemológicos

A escola tem entre outras funções a de possibilitar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, portanto faz-se necessário definir os fundamentos epistemológicos que servirão de base para a prática pedagógica. O Centro Educacional Sandra Cavalcante adota a teoria construtivista  adaptada a prática tradicional , onde o conhecimento se constitui  como representação do mundo, buscando sempre as informações prévias dos alunos. O conhecimento é resultado da interação do sujeito com o objeto, com aquilo que vai ser conhecido. A proposta é dar “significado” ao conhecimento. Uma outra característica  desta linha é que o conhecimento não pode ser visto de forma acabada , pronta, mas algo em constante movimento e transformação, ele é socialmente construído de acordo com o contexto no qual foi constituído, daí a importância de se levar em consideração as informações prévias do aluno, explorando seu significado para depois propor condições favoráveis de construção do conhecimento.


Fundamentos Didático-pedagógicos



Os princípios Didáticos-Pedagógicos que servirão de base para a prática pedagógica do Centro Educacional Sandra Cavalcante estão fundamentados na teoria construtivista, que mostra uma nova visão de como deve ser a relação professor-aluno na construção do conhecimento. O pressuposto fundamental define que “o aprender é construir significados e o ensinar é oportunizar esta construção”. Sendo assim, o professor passa a ser o  catalizador, construindo estratégias de mediação entre a  criança e o conhecimento. O aluno nesta visão é visto como sujeito  ativo no processo  de aprendizagem, que constrói o conhecimento na medida que interage com o objeto, o aluno age sobre sua realidade e exercita suas operações mentais. A pedagogia que propomos não vê o erro como um pecado a ser evitado, mas como algo construtivo, que ao gerar conflito cognitivo impulsiona a aprendizagem. Os alunos agem de forma espontânea, transparecendo o saber que possuem e estão em processo contínuo de transformação. Acreditamos que oferecendo aos nossos alunos uma prática educativa dinâmica, estaremos contribuindo na formação de cidadãos críticos, autônomos, criativos e íntegros, capazes de construir uma sociedade mais humana e feliz.

OBJETIVO INSTITUCIONAL



Centro Educacional Sandra Cavalcante
Rua: U Quadra 15 N 12 Cj Renato Souza Pinto II – Cidade Nova
Tel.: : 92 36411987 / 36499987 / 91116794
CEP.: 69000-000 - Manaus Am
© Copyright CESC. Todos os direitos reservados